Será que realmente o notebook gasta muita energia e pode interferir na minha conta de luz?
Você já deve saber que alguns aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos consomem muita energia, enquanto outros podem ser mais econômicos.
Saber calcular quanto cada um desses aparelhos consomem, pode ajudar a ter um maior controle de gastos na sua conta de luz ao final do mês, evitando desperdícios e até mesmo prolongando a vida útil dos aparelhos.
Com o aumento do trabalho em home office, o uso de notebook em casa teve um aumento significativo.
Confira a seguir se seu notebook gasta muita energia e está aumentando suas faturas.
Notebook gasta muita energia?
O cálculo feito para descobrir se o notebook gasta muita energia é mais simples, vamos supor que na sua embalagem o fabricante informa que o notebook consome 0,10 kWh de energia e ele fica ligado por 4 horas ao longo do dia, ao final do mês você teria um consumo de aproximadamente 12 kWh.
Normalmente, um computador do tipo desktop é composto por uma CPU e um monitor, cada uma dessas partes consomem energia separadamente.
A CPU consome em média de 0,004 a 0,06 kWh e o monitor consome entre 0,08 a 0,09 kWh, você vai ter que multiplicar esses valores pelo tempo de uso por dia e pela quantidade de dias usados no mês.
Isso nos mostra que o gasto com o notebook é menor que o computador desktop, afinal o computador é composto por duas partes diferentes que consomem energia, já o notebook, apenas uma.
Hoje em dia, principalmente depois do aumento do trabalho em home office, muitas pessoas têm trocado seus computadores desktop por notebooks.
Segundo o site TecMundo, a venda de notebooks em 2021 foi recorde.
Mas, quanto gasta o carregador do notebook?
Isso vai depender muito do modelo, por enquanto vale dizer uma coisa, carregadores plugados na tomada sem conexão com o notebook consomem quase nenhuma energia (0,05w por hora).
Mas, muitas pessoas se dizem contra este tipo de hábito, pois acreditam ser um desperdício de energia.
Com o notebook conectado, o custo também não costuma ser alto, é em média bem inferior ao custo de um PC com configuração semelhante.
Como o consumo vai variar de acordo com o modelo da bateria do notebook, fica difícil ter um número exato.
Ter um notebook com bateria de longa duração faz a diferença no dia a dia, afinal, você não vai precisar se preocupar em recarregar o seu notebook com tanta frequência.
Se você está pensando em comprar um notebook por agora, invista em modelos mais novos que tenham uma bateria mais resistente e duradoura.
Isso vai te ajudar a evitar problemas por deixá-lo ligado por muito tempo, sem que isso possa prejudicar a bateria, além de que isso não vai trazer um aumento para sua conta de luz.
Como economizar energia na hora de usar o notebook?
Desligar o notebook após o uso ou deixá-lo no modo “Hibernar” são as principais dicas para você economizar energia quando se trata do notebook, outra forma é usando o modo economia de energia.
Se no seu notebook você usa o Windows 10, para ativar esta opção basta:
- Entrar no menu “Iniciar”
- Ir até “Configurações”
- Selecionar a opção “Sistema” e “Economia de bateria”.
Quando a bateria do seu notebook tiver com um nível mais baixo, ele vai desativar todos os recursos que gastam mais energia, possibilitando que o seu notebook dure mais tempo sem que você precise carregá-lo.
Agora que você já sabe se um notebook gasta muita energia e o que você pode fazer para economizar ainda mais energia, é só colocar em prática!
Se gostou do nosso texto, não deixe de compartilhá-lo e acompanhar o nosso blog!