Não é segredo para ninguém que quando se fala em conta de luz, o chuveiro é um dos vilões que mais gastam, mas você sabe quantos kWh gasta um chuveiro?
Segundo o site da UOL, apenas 10 minutos diários de uso do chuveiro podem deixar sua conta de luz mais cara.
Pensando nisso, decidimos te mostrar um pouco mais sobre esse vilão, para que você aprenda quantos kWh gasta um chuveiro, como você pode fazer esse cálculo e economizar na sua conta ao final do mês.
Quantos kWh gasta um chuveiro?
Se você quiser saber quantos kWh gasta um chuveiro por mês, basta multiplicar pela quantidade de dias que ele será usado, que é em média 30 dias e depois multiplicar pelo valor que a sua empresa de energia cobra pelo kWh.
Para começar, você precisa conferir na embalagem do seu chuveiro qual é a potência dele.
Isso vai servir para sabermos a potência dele no modo verão e no modo inverno.
Normalmente, no modo verão o chuveiro consome entre 2.100 a 3.500 watts.
Já no modo inverno o consumo médio é de 4.500 a 6.000 watts.
Para que você descubra quando o seu chuveiro consome por hora (kWh), você vai precisar dividir esse valor por 1000, como mostramos a seguir:
- Consumo = (potência em watt/1000) x (tempo) número de horas = total em kWh
- Para facilitar, você só precisa dividir a potência do chuveiro por 1000 e em seguida multiplicar o resultado pelo número total de horas de uso
- Então, um chuveiro com 6.000 watts, for usado por 2 horas, seu consumo diário fica em um total de 12 kWh. O cálculo seria 6.000w / 1.000 x 2 = 12 kWh.
Mesmo sabendo calcular o consumo de equipamentos elétricos em nossa casa, não há dúvidas de que o grande vilão da conta continua sendo o chuveiro elétrico.
Por ser um equipamento de uso diário, por todos os integrantes da residência, o chuveiro acaba consumindo muita energia.
Os banhos diários prolongados estão ligados ao alto consumo de energia e podem prejudicar a conta de luz no final do mês.
Mas, se você aprende a fazer os cálculos necessários, você pode aprender a controlar o consumo e os gastos, economizando assim na conta de luz.
Como economizar o gasto de chuveiro?
Para te ajudar a economizar, existem algumas mudanças de hábitos que você pode fazer para diminuir o consumo mensal de energia elétrica do seu chuveiro elétrico.
Umas das melhores formas de economizar com o uso do chuveiro elétrico é tomar banhos mais rápidos.
O que você pode fazer para te ajudar a reduzir o tempo com os banhos é desligar o chuveiro enquanto lava os cabelos e quando estiver passando sabão.
Reduzir esse tempo, além de economizar água, vai fazer toda a diferença no consumo de energia da sua conta ao final do mês.
Uma outra dica importante quando se trata de economizar com o chuveiro elétrico, é não usar a potência máxima, que é a opção “Inverno”.
Essa é a forma que o seu chuveiro mais consome energia, então caso precise tomar banho na opção “Inverno”, por conta do frio, tente ser o mais rápido possível.
Para o verão ou dias mais quentes, uma ótima opção é tomar banhos frios, além de refrescar no calor, não trará mais gastos para a sua conta de luz.
Quando pensar em economizar na sua conta de luz, basta seguir as dicas acima que terá um bom resultado, visto que agora você sabe quantos kWh gasta um chuveiro.
Aproveite e compartilhe essas dicas com mais pessoas, afinal isso pode ajudar a melhorar a vida delas e a saúde do nosso planeta.
Gostou do nosso texto? Não deixe de conferir o nosso blog e ter acesso a mais conteúdos como este!