Saber qual o horário mais barato da energia, permite que você economize na sua fatura de luz.
A conta de luz está ficando cada dia mais cara no Brasil e isso tem preocupado muitos consumidores.
As variações vistas no valor das tarifas são reflexo da insuficiência de geração de energia pela estiagem, uso de termelétricas, aumento de impostos e a inflação.
Pensando nisso, reunimos neste post um conteúdo especial para você conhecer como as cobranças funcionam, as cores das bandeiras, qual o horário mais barato da energia, a influência do horário de pico e ainda damos dicas de economia de energia.
Horário mais barato da energia
A faixa de consumo de ponta corresponde ao período de pico e que há maior demanda de fornecimento de energia elétrica, é o período com a tarifa mais cara, ou seja, não é o horário mais barato da energia.
Enquanto a faixa intermediária corresponde aos horários entre as faixas e a faixa fora de ponta corresponde ao período em que a tarifa é mais baixa.
Basicamente, os consumidores que adotam hábitos de consumo de energia fora da faixa de ponta podem obter diminuição no valor da conta de energia.
Influência do pico de energia
O horário de pico, conhecido também como horário de ponta refere-se ao momento do dia em que há o maior consumo energético pela população, comércios e indústrias.
Geralmente esse período corresponde ao horário entre 18h e 21h.
Esse aumento na demanda de fornecimento de energia elétrica torna esse período de tempo crítico para as concessionárias brasileiras.
Esse período é o que tem o valor da tarifa de energia elétrica mais elevado.
Influência das bandeiras tarifárias
A ANEEL estabelece o sistema de tarifação da energia elétrica com base nas bandeiras tarifárias existentes que indicam se haverá ou não acréscimo no valor da energia a ser repassada ao consumidor.
A bandeira verde indica condições favoráveis para a geração de energia e a tarifa não sofre nenhum acréscimo.
Já as bandeiras amarela e vermelha apontam para condições menos favoráveis de geração de energia e por isso, a tarifa sofre acréscimos que variam de acordo com os custos envolvidos na geração da energia elétrica.
Os valores das bandeiras tarifárias são revistos anualmente pela ANEEL e é o mesmo para todo território nacional.
Esses valores são baseados com base no custo da geração de energia que tende a ser mais barata durante os meses chuvosos e os reservatórios das hidrelétricas estão cheio e mais caras durante a época de seca quando é necessário gerar energia através das usinas termelétricas.
Dicas de economia de energia
Confira a seguir algumas dicas de como economizar energia:
- Se você usa a Tarifa Branca, adapte o uso de aparelhos elétricos para fora do horário de pico que geralmente é das 18h às 21h
- Ao comprar eletrodomésticos, opte por aqueles que tenham o consumo mais eficiente e possuem o Selo Procel
- Evite o uso de extensões e adaptadores pois consomem mais energia
- Em sua residência, apague as lâmpadas dos cômodos desocupados, exceto aqueles que colaboram para sua segurança
- Opte por lâmpadas de LED para iluminar sua casa, são mais duráveis e gastam menos energia
- Em dias quentes, use o chuveiro na opção verão. Na posição inverno, o consumo de energia pode ser até 30% maior
- Em seu chuveiro, use resistências originais que sejam compatíveis com a potência e a voltagem correta do aparelho. Esse procedimento evita que haja o aumento do consumo de energia e ocorra danos à sua instalação elétrica
- Junte uma boa quantidade de roupas ao usar a máquina de lavar ou tanquinho
- Evite guardar alimentos ainda quentes dentro da geladeira pois exigem mais do motor e gastam mais energia
- Retire das tomadas os aparelhos elétricos que não estão sendo usados no momento
- Mantenha os filtros do ar condicionado limpos, para que a circulação de ar não seja prejudicada e consuma mais energia.
Agora você qual é o horário mais barato da energia e quais medidas utilizar para reduzir o valor das suas contas de luz!
Gostou do nosso artigo? Siga o nosso blog e fique sempre atualizado!